terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uma Caloria não é uma Caloria

Pesquisas recentes têm provado o que os fisiculturistas já sabiam há décadas, a alimentação tem papel fundamental na perda de gordura corporal. E uma caloria não é uma caloria.
Estudos mostram que dietas hipocalóricas funcionam melhor com uma proporção mais baixa de carboidratos. Por isso, quando estivermos em dieta para perder gordura corporal, devemos nos fiar mais nas proteínas do que nos carboidratos.

A proteína tem algumas vantagens importantíssimas que os carboidratos não têm:

Efeito termogênico maior: Quando nos alimentamos nosso organismo gasta calorias para digerir os alimentos. A proteína tem o maior efeito termogenico. Isto é das quando ingerimos proteínas, nosso organismos gasta entre 20 e 35% das calorias ingeridas para fazer a digestão. No caso dos carboidratos e gorduras esta gasto é de 5 a 15%. Portanto comer proteína faz nosso corpo queimar mais calorias.

Maior saciedade: o mais discutível fator a favor da proteína é a maior saciedade causada por ela. Se você ingerir uma refeição rica em proteínas juntamente com uma fonte de carbo complexo você vai demorar mais para sentir fome.

Insulina: Quando ingerimos carboidratos os níveis de insulina na corrente sanguinea sobem rapidamente. A insulina é o hormônio que leva a glicose e alguns outros nutrientes para dentro da célula. Se ingerimos carboidratos simples (frutas, refrigerante, açúcar, bolo etc) nossos níveis de insulina sobem rapidamente. Se ingerimos carbo complexos ( arroz e pão integrais etc) os níveis sobem mais lentamente.
O que isso tem a ver com a queima de gordura?
Muita coisa. A lipólise, ou seja a quebra da molécula da gordura para que ela seja usada como energia é regulada por uma substancia chamada HSL (Hormone-sensitive lípase). Esta substancia por sua vez é influenciada pela insulina e por alguns beta-agonistas. O ponto importante disso tudo é: quanto mais insulina circulando no seu sangue, menores serão as chances de você queimar gordura!
Vários mitos de que as dietas ricas sem proteínas causam danos a saúde estão caindo por terra nos últimos anos. Estudos científicos sérios têm demonstrado que o perfil de lipídeos no sangue não mostra alterações significativas, os rins não são sobrecarregados de forma alguma a não ser que a pessoa tenha um problema renal prévio e a cetose pode não ser tão prejudicial assim.
Na verdade o nosso organismo não foi criado para ingerir tanto carboidrato assim.

Cuidado, não seja tão radical assim. Não pense que poderá ter resultados melhores fazendo uma dieta somente baseada em proteínas e sem nenhuma forma de carboidratos. Os carboidratos são importantes sim, mas em menores quantidades e devem ser ingeridos apenas carboidratos complexos. Ingira a maior parte dos carboidratos pela manha e vá diminuindo a ingestão pela tarde e a noite.
Como podemos perceber uma caloria não é uma caloria e o tipo de nutriente ingerido é muito importante para alcançarmos nossos resultados. Se alimente direito e treine firme sempre!!


Fontes:
Fat metabolism in exercise- with special referenceto training and growth hormone administration - Lange, W – enrik, K Scand J. Med Sci Sports 2004: 14: 74-99

The effects of High Protein Diets on Thermogenesis, Satiety and weight Loss: a Critical Review- Halton, T. L. Hu, F.B. Journal of The American College of Nutrition, Vol 23, No. 5, 373-385 (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMATE SUPLEMENTOS ALIMENTARES-(27)3264-3547

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.