quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Tomar água com frequência no calor pode livrar idosos da morte

O simples hábito de tomar água com regularidade pode salvar idosos da morte no calor intenso que tem feito nos últimos dias.
A sensação de sede só aparece nos idosos quando eles estão mais desidratados [do que uma pessoa mais jovem]”, explica o médico Maurício de Miranda Ventura, chefe do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. “É necessário criar o hábito de ingerir líquido mesmo que não se tenha sede.”
O médico explica que, com menos água no corpo, o sangue tende a ficar mais grosso, aumentando o risco de problemas circulatórios. “Isso pode prejudicar o coração, causar um infarto ou um acidente vascular cerebral”, diz Ventura.
O perigo é maior para quem tem diabetes e hipertensão, pois essas doenças debilitam alguns órgãos internos, como os rins, que podem parar de funcionar quando o corpo está desidratado. Em Santos, todos os velhinhos que morreram tinham doenças que foram agravadas com o calor.

Despertador para beber
Para o médico geriatra Fábio Nasri, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, os idosos têm que lançar mão de todos os recursos para não se esquecerem de se hidratar. “Quando esquentar muito, têm que colocar despertador, mesmo. O filho tem que ligar para a casa do idoso e avisá-lo de que precisa beber”. Segundo o geriatra, cerveja e refrigerante não devem substituir a água na hora de matar a sede.
Nasri recomenda que os idosos não deixem de tomar água quando vão sair de casa. “Muitos deles fazem isso porque têm dificuldade de segurar urina, e precisam ir ao banheiro toda hora”, conta.
Outro problema para os mais velhos no calor, segundo o geriatra, é que a dose de alguns medicamentos deveria mudar, e nem todos vão ao médico para cuidar disso. Os diuréticos, por exemplo, podem não ser recomendáveis com o tempo quente. "Aí, além de não beber água, a pessoa toma remédio para fazer mais xixi."

Iberê Thenório
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMATE SUPLEMENTOS ALIMENTARES-(27)3264-3547

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.