sexta-feira, 26 de março de 2010

Anvisa libera a creatina

Agência divulga precificação do produto e permite que a substância seja comercializada como medicamento tarjado e controlado por receita médica

Após 7 anos de proibição e um incansável debate entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a indústria de suplementos alimentares e o setor acadêmico, a creatina finalmente teve sua comercializacao liberada no Brasil como medicamento tarjado e controlado por receita médica. Embora a resolução nº 1 226 tenha sido publicada em abril de 2009, somente no dia 16 de março deste ano é que a Anvisa publicou a precificação do produto, ou seja, os parâmetros do preço para venda ao consumidor final.
A creatina é uma molécula encontrada no corpo humano e obtida através da ingestão de carne e peixe. É essencial no processo de fornecimento de energia, sendo útil, portanto, em casos onde exista uma necessidade de reposição rápida de energia. A suplementação de creatina contribui ainda com o ganho de massa magra para todos os casos, esportes ou modalidades onde isso seja útil ou necessário.
Para Érico Caperuto, mestre em fisiologia humana e doutor em biologia celular e tecidual pela USP, e diretor técnico do Instituto de Ciência em Nutrição e Performance, a liberação é tardia e imperfeita, já que a substância só poderá ser vendida com prescrição médica, e não regulada como alimento, como ainda defendem especialistas em suplementação alimentar. “Ainda assim, a medida demonstra flexibilização e modernização da Anvisa, que, ao menos, se abriu ao debate e compreendeu os benefícios do uso da Creatina“, afirma Caperuto.

Fernando Fischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMATE SUPLEMENTOS ALIMENTARES-(27)3264-3547

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.