segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aproveite o frio para queimar calorias!

Nas academias e em locais ao ar livre apropriados para atividades físicas, a chegada de dias mais frios até parece sinônimo de desânimo.Embora existam pessoas que mantém o ritmo, é fácil perceber o número reduzido de praticantes de atividades físicas nesses locais.Para começar, quando o assunto é exercício durante o inverno, ao contrário do que se imagina, os benefícios para o corpo, saúde e qualidade de vida são os mesmos conquistados em outras épocas como: perda ou manutenção de peso, ganho de massa muscular, definição, melhor oxigenação, maior disposição física e mental, entre outros.
A diferença em tempos mais frios é apenas em relação a alguns cuidados, necessários também no calor, mas que merecem maior atenção.
A musculatura, por exemplo, precisa ser melhor alongada e aquecida. Isso evita ainda mais os riscos de lesões, cãibras e dores musculares. Então, dedique um pouco mais de tempo principalmente aos músculos que serão mais exigidos conforme a atividade e comece devagar até se sentir bem aquecido.
Outra questão é que existe a falsa idéia de que a desidratação não acontece no inverno. Isso é errado! A perda de líquidos é a mesma, porém, o suor pode ser reduzido e, em contrapartida, haver maior eliminação através da urina.
A ausência da sede, que é um importante indicativo, é muito comum durante o frio. Fique atento para não cair nessa armadilha que pode prejudicar tanto a saúde, o desempenho e, como consequência, a sua motivação para continuar os exercícios.
Mantenha a hidratação adequada lembrando que você pode fazer uso de um bom Repositor hidroeletrolítico.
Dos líquidos para a alimentação.
Nesse caso, é bem comum o fato de que no frio comemos mais, temos maior contato com refeições mais calóricas e, para piorar, a propensão a acumular Gordura já que ela, vale dizer, também exerce no organismo o papel da manutenção de temperatura como um isolante térmico natural. Portanto, no inverno, parece que alguns fatores conspiram para o aumento de peso e só isso já é um bom motivo para se manter os exercícios durante esse período. Afinal, ninguém gostaria de perder todos os resultados conquistados e suados durante o verão.
Além disso, alimentação e uso de suplementos de qualidade focados em nutrição esportiva também fortalecem o sistema imunológico. E isso contribui e muito para a prevenção das gripes e resfriados comuns dessa época.
O importante é não desanimar. Se para você a mudança de ambiente, seja fechado ou ao ar livre, não é um problema, mude durante o inverno para se sentir mais motivado. Embora o local não interfira na performance ou resultado, já que o corpo em atividade, produz calor da mesma maneira, esta atitude pode ser um bom motivador.
E, caso você ainda esteja pensando em desanimar, aí vai mais um motivo para continuar exercitando-se e até mesmo começar algum esporte ou atividade agora.
Em dias mais frios, no esforço para se aquecer, o corpo pode queimar mais calorias. Esta vantagem, inclusive, será ainda mais notada por quem está sedentário e começa no inverno a se exercitar. Seja qual for o seu caso, para usufruir desse benefício, prefira os exercícios moderados que irão aquecer o corpo ao poucos e assim, queimar mais calorias
E lembre-se que a avaliação médica é sempre indispensável!

Informações adicionais:
Principalmente ao ar livre, podem ocorrer incômodos relacionados à respiração como ressecamento nasal e até mesmo dores de ouvido que podem ser prevenidas com protetores adequados.
A pele também sofre mas continue usando protetor solar, inclusive labial, com a mesma atenção que em dias quentes.
E ainda, utilize roupas que, embora leves, protejam pernas e braços, não prejudiquem o conforto e os movimentos e fique atento para os choques de temperatura como acordar com o corpo aquecido e imediatamente sair de casa, sobretudo de manhã.
Caso durante o exercício e com o aquecimento gradativo, você for eliminando algumas peças do vestuário, coloca-as novamente assim que parar.
A prática de exercícios físicos e a busca por mais qualidade de vida são importantes em qualquer época mas exigem disciplina e motivação. Anime-se também no frio!


© D.N.A. DESIGN NUTRIÇÃO AVANÇADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMATE SUPLEMENTOS ALIMENTARES-(27)3264-3547

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.