sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Chá Verde X Chá Branco

Chá verde
O chá verde é proveniente das folhas da Camellia sinensis que vão para a secagem logo após a colheita. É rico em catequina, um potente antioxidante que atua de forma benéfica em doenças como diabetes mellitus tipo1, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e inclusive contra o envelhecimento precoce.1
Já a relação com a perda de peso pode ser demonstrada em vários estudos científicos, mas sempre associados a hábitos de vida saudável. Os estudos mostraram que quando associado a programas de dietas para emagrecimento e exercícios físicos, o chá acelera os resultados, mas o chá por si só não faz milagres.2
A recomendação diária varia entre cinco xícaras a um litro, sendo que o consumo deve ser de, no mínimo, três meses. Por conter cafeína, deve-se consumir o chá até o período da tarde, a fim de evitar transtornos do sono. Pessoas sensíveis à cafeína podem sofrer com dores de cabeça, irritação e mau humor.
Lembre-se: Nunca beba o chá após as refeições, pois a cafeína compete com outros nutrientes, como ferro e vitamina C, prejudicando a absorção destes nutrientes pelo organismo. Por isso, consuma o chá sempre entre as refeições.


Chá Branco
O chá branco também é retirado das folhas Camellia sinensis, mas somente as folhas jovens são utilizadas, é colhido apenas uma vez ao ano antes que as flores desabrochem. Isso faz com que o chá branco tenha um gosto mais doce e suave e com concentrações maiores de antioxidante e cafeína. Portanto, o chá branco tem a vantagem de ser mais concentrado em seus ativos quando comparado ao chá verde, assim seu consumo deve ser reduzido a quatro xícaras por dia, quantidade que equivale aos mesmos benefícios de seis xícaras do chá verde.


1 – HAN, D-W., et al. Effectsof green tea polyphenol on preservation of human saphenous vein. J. Biotechnol. V. 110, p.109-117, 2004.
2 – TOMONORI NAGAO, TADASHI HASE AND ICHIRO TOKIMITSU; A Green Tea Extract High in Catechins Reduces Body Fat and Cardiovascular Risks in Humans; Obesity; 15:1473-1483, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMATE SUPLEMENTOS ALIMENTARES-(27)3264-3547

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.