O que são os transgênicos?
Espécies cuja constituição genética foi alterada artificialmente e convertida a uma forma que não existe na natureza. Os cientistas adicionam o gene de um vegetal, animal, bactéria ou vírus e, assim, dão novas características à espécie modificada. A modificação genética é feita para que o organismo obtenha características diferentes das suas, como melhora nutricional em alimentos ou para tornar uma planta mais resistente a pragas.
Quais são os alimentos transgênicos?
Quais são os alimentos transgênicos?
A variedade de produtos transgênicos é ampla. Soja, milho, algodão, canela, mandioca, inhame, batata-doce, tabaco, arroz, tomate e trigo são algumas das culturas beneficiadas.
Para que servem?
Para que servem?
Plantas resistentes a herbicidas permitem que o veneno seja aplicado e apenas as pragas morram, sem prejuízo para a plantação. Também há espécies que receberam genes de um bacilo e ficaram resistentes a insetos. A tecnologia tem outras aplicações na agricultura, como a produção de alimentos mais nutritivos ou resistentes ao clima, ainda não tão exploradas.
Por que são importantes?
Por que são importantes?
Podem amplificar a produtividade e melhorar os ganhos dos produtores. Outra promessa é a de alimentos mais fartos e baratos, ou com propriedades nutricionais mais apuradas.
São seguros?
São seguros?
A tecnologia pode gerar plantas estáveis e resistentes e outras que oferecem riscos à saúde e à ecologia. Cada caso, portanto, precisa ser rigorosamente avaliado. A Organização Mundial da Saúde informa que o consumo de transgênicos como a soja e o milho, aprovados nos Estados Unidos, não causou nenhum prejuízo à saúde humana.
Quando surgiram os transgênicos?
Quando surgiram os transgênicos?
Eles surgiram na década de 1970, quando foi criada a técnica do DNA recombinante e a engenharia genética produziu um filhote comercial: insulina humana feita por bactérias modificadas, com menor taxa de rejeição entre os diabéticos.
Os transgênicos podem ser cultivados normalmente no Brasil?
Os transgênicos podem ser cultivados normalmente no Brasil?
Não. Desde 1998, uma liminar proíbe o cultivo comercial de OGMs no país sem estudos prévios de impacto ambiental - exigência desrespeitada pelos produtores de soja no Sul. Ainda assim, a legislação brasileira relacionada a transgênicos - especialmente a Lei de Biossegurança de 1995 - é vista por muitos cientistas como uma das mais completas do mundo.
DICAS PARA QUEM TEM MEDO DE TRANSGÊNICOS
Prefira produtos orgânicos, que têm menos possibilidade de serem transgênicos.
Prefira produtos orgânicos, que têm menos possibilidade de serem transgênicos.
Preste atenção nos rótulos dos produtos industrializados, que são obrigados a ter um aviso sobre o uso de ingredientes geneticamente modificados.
Fique mais alerta quando os produtos forem feitos a partir de milho ou soja. Estas são as sementes mais utilizadas em pesquisas com OGMs.
Se você apresentar qualquer tipo de reação a um determinado produto transgênico, faça um comunicado ao posto mais próximo do Idec, o Instituto de Defesa do Consumidor.
O Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas (com endereço nas embalagens) pode dar informações mais detalhadas sobre a composição dos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ULTIMATE SUPLEMENTOS ALIMENTARES-(27)3264-3547
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.