terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dieta e Suplementação Nutricional para atletas em fase competitiva...

Sabe-se que a alimentação, o treinamento e o repouso são fundamentais para o bom desempenho de atletas de qualquer modalidade.
O que fica claro em época em que atletas se submetem a várias provas em curto espaço de tempo é a importância da nutrição como fator decisivo.
A manipulação da dieta e da suplementação na fase competitiva é fundamental para o desempenho do atleta durante a prova.
É necessário adequar a ingestão de nutrientes especialmente antes, durante e depois do evento.
No dia anterior ao evento, recomenda-se priorizar a ingestão de alimentos fontes de carboidrato, como pães, massas, arroz, batatas, bolos, geléias, barras de cereais e suplementos como bebidas e géis de carboidratos
É indicado não ingerir muitas fibras, a fim de evitar possíveis desconfortos gastro-intestinais. É imprescindível fazer uma super hidratação, especialmente se a modalidade for de longa duração.
A dieta deverá portanto ser composta por 55 a 70% de carboidratos.
Vários estudos verificaram que o consumo de dietas contendo 300g de carboidratos 3 horas antes do exercício promoveu efeitos significativos com relação ao aumento do desempenho durante a prática de exercícios.
Outros estudos mostraram que dietas contendo 350g de maltodextrina consumida 3 horas antes do exercício aumentou de maneira significativa o rendimento.

No dia do evento
Deve-se fazer a última refeição aproximadamente 4 horas antes do inicio da prova. Ou um lanche aproximadamente 2 horas antes. Estas refeições também devem ser ricas em carboidratos e pobre em fibras e gorduras. Os carboidratos são facilmente digeridos mas existem tipos diferentes de carboidratos. Assim, recomenda-se que a escolha do alimento ou suplemento a ser utilizado no dia do evento seja feita na fase de treinamento. Normalmente, os suplementos de carboidratos têm formulação adequada, capaz de fornecer energia e minerais sem causar desconforto ou hipoglicemia. É mais indicada a suplementação com bebidas de carboidrato porque esta também hidrata, diferente dos carboidratos em forma de gel, que necessitam de atenção por parte do atleta para a hidratação.

Durante o evento
A suplementação é indicada especialmente em provas com duração superior a uma hora e quanto mais quente estiver a temperatura. De maneira geral necessita-se repor água, sais minerais e carboidrato. O tipo de suplemento pode variar de acordo com a modalidade e o acesso aos suplementos. A partir da primeira meia hora recomenda-se iniciar a reidratação, que deverá ser feita em intervalos regulares de aproximadamente 20 minutos. A bebida deverá ser fria, com carboidrato diluído em aproximadamente 8%, além de minerais, especialmente sódio e potássio, que são os mais perdidos com o suor.

Após o evento
Esta manipulação é muito importante especialmente se o atleta for se submeter a outras provas nos dias seguintes. A recuperação muscular é infinitamente mais eficiente se o atleta fizer reposição de carboidratos na primeira hora imediatamente após o treino ou prova. A quantidade de carboidrato necessária varia de acordo com a composição corporal do atleta, a modalidade e a duração. Indica-se também que este refeição seja composta por proteína, que juntamente com o carboidrato, irão elevar os níveis de insulina e mais rapidamente repor os estoques de glicogênio. A reposição hídrica também é de fundamental importância.
O ideal é que as recomendações de quantidades sejam individualizadas e orientadas por um nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMATE SUPLEMENTOS ALIMENTARES-(27)3264-3547

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.